Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Histórias de Pratinha

-FAUNA

    Em nível regional, a fauna se caracteriza pela presença de animais de pequeno e médio porte. É nesse ambiente em que vivem variadas espécies de animais, muitos deles ameaçados de extinção.
    Entre outros, destacam-se: o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o veado campeiro, a jaguatirica, a lontra, o macaco sauá, a capivara, o quati, a raposa, a cutia, o urubu, o pica-pau, o bem-te-vi, a andorinha, a pomba, o sabiá, o pardal, o anu, o João-de-barro, o guachu, a codorna, a garrincha, o papa-capim, a maritaca, o tico-tico, a coruja, o joão-teneném, o pássaro-preto, o joão-bobo, o tiziu, a perdiz, o beija-flor, a garça, a saracura, a viuvinha; e as três maiores e mais fascinantes raridades: o tatu-canastra, o pato mergulhão e a onça parda.
    As áreas de campos e cerrados exibem também o cachorro-do-mato, a ema, a seriema e o gavião carcará. Nas matas ciliares e nas fazendas, o show é do mico-estrela, dos quatis, da onça pintada, do bonito e imponente urubu-rei, do jacu, do tucano-açu, do mutum, do canário da terra e do periquito maracanã.

 -FLORA

    Constituída por árvores com alturas variáveis, podendo alcançar até 8 metros, relativamente espaçadas, cujas copas não se tocam; arbustos esparsos de 0,50 a 3 metros.
    Na maior parte encontram-se as seguintes espécies: barbatimão, tingui capeta, caabiuna do cerrado, pequizeiro, pau santo, tamboril e jatobá do cerrado, figueira do campo, embiruçu, pau-doce, araticum pedra, caroba do campo, caju do campo.
    Os ipês, principalmente de cor amarela, e as quaresmeiras embelezam ainda mais a paisagem.
    Tapetes herbáceos com predominância de gramíneas, mesclado de subarbustos e alguns arbustos baixos. As árvores e arbustos são geralmente tortuosos, apresentando o córtex com troncos bastante suberosos, fendilhados, estriados, e afins.
    Encontram-se no Município, flores raras e exóticas como diversas espécies de orquídeas, entre outras.
-HIDROGRAFIA

O Município está inserido junto à Bacia do Rio Paranaíba e sub-bacia do Rio Araguari. Os principais recursos d’água são: Capão da Sepultura e Córrego da Prata. O Capão da Sepultura deságua no Córrego da Prata que deságua no Rio Misericórdia.
O patrimônio natural é favorecido pelo Ribeirão da Estiva, com belas águas cristalinas e pequenas cachoeiras e o Rio Quebra Anzol, conhecido pela diversidade de peixes como o piaba, o mandi, a traíra, o piau, a piapara, o dourado, o surubim, etc.
Principais rios e Córregos da Região:Rio Quebra Anzol,Rio da Estação, Ribeirão da Estiva, Ribeirão Santa Tereza, Ribeirão Espadilha,Córrego da Lagoa,Córrego do Fundo, Córrego do Edmar, Córrego do Toinzinho, Córrego da Perdeneira, Córrego do Moinho, Córrego do Aníbal, Córrego da Serra , Córrego da Olaria, Córrego da Água Limpa e outros.
_FESTAS COMEMORATIVAS E FOLCLÓRICAS
*A FESTA DE SANTO ANTÔNIO, que começa em maio nos fins de semana e encerra no dia 13 de junho,com a celebração da Santa Missa e barraquinhas todos os dias.
*AS FESTAS JUNINAS,muito animadas e que contam com grande  participação dos alunos nas Quadrilhas escolares.
*A FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO,um sucesso tradicional da região que acontece geralmente no mês de agosto,atraindo, inclusive muitos visitantes.
*A FESTA DO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE,geralmente comemorada no último dia do ano com festividades e confraternização do povo pratinhense.

-ACESSO

    O acesso ao Município de Pratinha é feito através de transporte terrestre, pela BR-262, MG-796. Para percorrer esta rota, vale se guiar pelo Circuito da Canastra, roteiro turístico criado em 2001.
    O transporte ferroviário é utilizado somente para cargas e é atendido pela Ferrovia Centro - Atlântica.


9-PRINCIPAIS COLABORADORES DA PESQUISA HISTÓRICA DA CIDADE DE PRATINHA:
- Funcionários da Prefeitura e Câmara Municipal de Pratinha.
-Alunos da Escola Estadual Marlene Martins Reis.
-Professora Sandra Maria Ribeiro.
-Sr. Sebastião Martins.
-D. Alvides Silva.
-Sr. José Marcos Guimarães.
-D.Maria Abadia Nunes.
-Sr. Heitor Pereira da Silva.
-Sr. José Segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário