Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

História de Pratinha


RELEVO E VEGETAÇÃO

    A região é marcada por montanhas que desenham curvas no horizonte. Próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra, tesouros naturais não faltam por aqui.
    Nossas matas guardam redutos para aventuras, verdadeiros desafios para quem gosta de eco turismo. Deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil que se alternam entre cerrado típico, campos rupestres cheios de delicadas flores, chapadões, vales, nascentes e cachoeiras, paredes naturais e matas com exuberante vegetação atlântica.

-CLIMA

    O clima predominante é o tropical, com chuvas de verão e invernos secos. A precipitação média é de 1.574,7mm. A temperatura média anual é de 20,4º C, sendo de 26,5º C, a média das máximas e de 15,7º C, a média das mínimas.


-ECONOMIA

    Pratinha é uma das cidades mais altas do país. Razão pela qual o Município caracteriza-se pelo clima ameno, propício ao cultivo do café tipo arábica do cerrado.
    O gado leiteiro sustenta cerca de 65% da população com a produção de leite e queijo artesanal, conhecido nacionalmente como queijo canastra, um dos mais saborosos do país. Os produtores locais garantem que são as pastagens que dão ao queijo seu sabor especial. Mas o segredo da receita desse queijo de massa crua, que passa por três fases de maturação (fresco, meia cura e curado), nenhum produtor divulga. Isso é coisa passada de ouvido em ouvido, há gerações, há mais de um século.
    Há também a criação de suíno caipira e galinha caipira
    A agricultura é bastante diversificada destacando-se, além do café, o milho, soja, batata, feijão, arroz, cana, entre outros produtos. O município tem um subsolo rico em minerais, destacando-se o Manganês,embora no momento não seja explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário